In-Formação Continuada em Serviço Social e Saúde
   
 
 

  Histórico

Outros sites
 ENESSO
 CFESS
 ABEPSS
 CRESS 10ªR
 CRESS 11ªR
 CRESS 12ª R
 Ministério da Saúde
 Data SUS
 Blog Curso Serviço Social Unisinos




 

 
 

Publicada portaria sobre a Nova Política Nacional de Atenção Básica

 

 

É sempre importante ressaltarmos a importância na busca de conhecimento e a constância em estar atualizado com os sistemas vigentes em nosso país, não só na área da saúde, mas em todas as áreas, visto que isto se faz necessário, principalmente aos Assistentes Sociais para qualquer proposta de intervenção que se pretenda fazer.

 

Cientes desta necessidade, publicamos neste post a Portaria 2488/11, de 21/10/2011, do Ministério da Saúde, que estabelece a revisão de diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica, para a Estratégia Saúde da Família e o Programa de Agentes Comunitários de Saúde.

 

Confira as mudanças através do link:

http://www.brasilsus.com.br/legislacoes/gm/110154-2488.html



Escrito por Serviço Social e Saúde às 09h08
[] [envie esta mensagem
] []


 

 

Plebiscito popular pelos 10% do PIB para a educação pública

 

Educação e Saúde são dimensões da vida humana, normalmente separadas, mas que precisam permanecer sempre juntas. Normalmente se deixa a dimensão saúde para os profissionais da área e a educação é esquecida ou relegada à escola. E com isso, em geral, a população fica sem saúde e sem educação, pois dentro desse raciocínio as pessoas, no cotidiano, as famílias, no dia-a-dia não precisariam se preocupar nem com a preservação da saúde nem com a educação, pois para isso existem os profissionais específicos.

Por sua vez, a Lei Orgânica da Saúde no. 8.080/90 define que a saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a EDUCAÇÃO, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais (BRASIL, 1990).

O processo saúde-doença é considerado como resultante de fatores, bio-psiquico-sociais e essa concepção permeia todas as políticas públicas para a saúde instituídas após a Constituição brasileira de 1988, que define a saúde como resultante de inúmeros fatores, pois reafirma que é um direito de todos os cidadãos e um dever do Estado, garantida mediante políticas sociais e econômicas que visem o acesso universal e igualitário às ações e serviços (BRASIL, 1988).

Por esta razão, entre os dias 6 de novembro e 6 de dezembro de 2011, ocorrerá em todo o Brasil um plebiscito popular, com a pergunta "Você concorda com o investimento de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) na Educação Pública já?". A atividade faz parte da campanha "10% do PIB para a Educação Pública, já!", que vem sendo discutida pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDESSN).

Veja como participar:

http://www.cfess.org.br/noticias_res.php?id=709

 



Escrito por Serviço Social e Saúde às 08h58
[] [envie esta mensagem
] []


 

 

V Congresso Ibero-Americano de Pesquisa Qualitativa em Saúde

O V Congresso Ibero-Americano de Pesquisa Qualitativa em Saúde, subordinado ao lema "Circulação de Saberes e Desafios em Saúde", irá realizar-se em Portugal.

A especificidade deste Congresso resulta da reunião do pensamento científico em torno da problemática da saúde, na perspectiva da compreensão, sem delimitações disciplinares.

O evento decorrerá de 11 a 13 de outubro de 2012 no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa.

 

AGENDE-SE!!



Escrito por Serviço Social e Saúde às 00h38
[] [envie esta mensagem
] []


 

 
[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]