In-Formação Continuada em Serviço Social e Saúde
   
 
 

  Histórico

Outros sites
 ENESSO
 CFESS
 ABEPSS
 CRESS 10ªR
 CRESS 11ªR
 CRESS 12ª R
 Ministério da Saúde
 Data SUS
 Blog Curso Serviço Social Unisinos




 

 
 

CARTA-CONVITE PROJETO VER-SUS/CIES 13

O VER-SUS é um projeto que nasceu em 2001 no Rio Grande do Sul, na Escola de Saúde Pública, e em 2004 se transformou num projeto Nacional do Ministério da Saúde, chamado VER-SUS/Brasil. Desde a sua criação, a Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC participou deste projeto, oferecendo vivências nos serviços de saúde de Santa Cruz do Sul. Em janeiro de 2010 promoveu-se o VER-SUS/UNISC que teve a participação de acadêmicos da UNISC, UFSM e UNISINOS.

No momento, nos propomos a ampliar esta experiência para a região da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, através da parceria com a Comissão Permanente de Integração Ensino Serviço – CIES 13, sendo que esta nova vivencia irá se configurar como VER-SUS/CIES 13.

O VER-SUS é uma vivência no Sistema Único de Saúde, onde num período de 14 dias os alunos conhecem serviços do SUS (próprios e conveniados), instâncias do controle social, instituições e organizações sociais. A partir do conhecimento da realidade e do estudo de diversos autores, os acadêmicos podem pensar/analisar/refletir sobre as práticas e as teorias. Este não é um momento em que os estudantes realizam ações nos locais (como nos estágios curriculares), mas realizam a sua formação em contato com a realidade do sistema de saúde vigente no país. Esta experiência irá contribuir para a aprendizagem e a pratica dos acadêmicos, bem como para reflexões nos serviços sobre as ações/intervenções que são e podem ser realizadas.

O objetivo é contribuir para a formação de futuros profissionais críticos e sensíveis às necessidades da população e fortalecer o SUS. Além disso, visa a criação de novas relações entre estudantes, gestores da saúde, instituições de ensino e movimentos sociais, para efetivar a integralidade em saúde. Durante o VER-SUS, os estudantes têm a oportunidade de vivenciar conquistas e desafios inerentes a um sistema amplo e complexo como o SUS, podendo aprofundar a discussão sobre trabalho em equipe, gestão, atenção, educação e controle social no Sistema.

A vivência que estamos organizando irá ocorrer de 16 a 29 de janeiro de 2011, e prevê visitas nos municípios de Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Rio Pardo e Passo do Sobrado (RS).

Serão 24 vagas, sendo que destas 18 serão para acadêmicos da UNISC e CEPRU e 06 para acadêmicos de outras Universidades. Considerando a multiprofissionalidade em saúde serão convidados os cursos de: Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Fisioterapia, Medicina, Psicologia, Educação Física, Odontologia e SERVIÇO SOCIAL. Os demais cursos da Universidade também serão convidados a participar levando-se em conta o conceito ampliado de saúde.

Para participar, basta se inscrever (veja abaixo). Não custos para a Vivência, mas cada selecionado deve responsabilizar-se por chegar à UNISC no dia 16/01 e depois voltar para seu local de residência, dia 29/01. O grupo permanecerá, juntamente com os facilitadores do Projeto, alojado em salas de aula da Universidade de Santa Cruz do Sul, sendo necessário trazer colchão, roupa de cama, toalhas, kit higiene, roupas para 14 dias e o que mais tiver necessidade. As refeições serão feitas em um restaurante na UNISC, sem custos.

CONVITE - Se você, acadêmico(a) de outra Universidade que não a UNISC, tem interesse em participar do VER-SUS/CIES 13, encaminhe carta de intenções contendo: Dados de identificação e dados acadêmicos completos; Motivação para participar; Expectativas a respeito do VER-SUS/CIES 13 e Reflexões sobre como a sua participação contribuirá para modificar a realidade do local em que reside/estuda/trabalha. Formato: texto de 1 página; folha A4; margens 2,5; letra Arial, tamanho 12; espaçamento entre linhas 1.5. Encaminhe sua carta de intenções, bem como dúvidas e pedidos de maiores informações, para o e-mail: getesc_unisc@yahoo.com.br até o dia 10 de janeiro.



Escrito por Serviço Social e Saúde às 09h17
[] [envie esta mensagem
] []


 

 

Fórum de Entidades em Defesa do SUS lançam blog contra as Fundações na Saúde

 

 

O Fórum de Entidades em Defesa do SUS lançaram seu BLOG para alertar a população de Porto Alegre sobre o Projeto de Lei que institui uma Fundação de Direito Privado dentro da Secretaria Municipal de Saúde, denominada “Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família – IMESF”.

Acesse o BLOG pelo endereço http://naoafundacao.blogspot.com

 

Encaminhado pela Assistente Social Carla Capitanio



Escrito por Serviço Social e Saúde às 22h05
[] [envie esta mensagem
] []


 

 

FELIZ ANO NOVO

Martha Medeiros

 

“Foi-se embora mais um ano, 12 meses, mais de 300 dias em que pagamos contas e procuramos lugar para estacionar. Um ano a mais de experiências vividas, um ano a menos de juventude. Um ano a mais de filmes de que gostamos, trabalhos que nos frustraram e pessoas com quem convivemos menos do que gostaríamos. Tempo consumido em chopes, estrada, telefonemas, suor, tv e cama. Você envelheceu ou cresceu este ano?

Envelhecemos sentados no sofá, envelhecemos ao viciarmos na rotina, envelhecemos criando filhos da mesma forma como fomos criados, sem levar em conta algumas novas necessidades, outras formas de ser feliz. Envelhecemos passando creme anti-rugas no rosto antes de dormir, envelhecemos malhando numa academia, envelhecemos nos queixando da tarifa do condomínio e achando que todo mundo é estúpido, menos nós. Envelhecemos porque envelhecer é mais fácil que crescer.

Crescer requer esforço mental. Obriga a tomadas de consciência. Exige mudanças. Crescer é anti-repetição de idéias, é a predisposição para o deslumbramento, é assumir as responsabilidadespor todos os nossos atos, os bem pensados e os insanos. Crescer dá uma fisgada diária no peito, embrulha o estômago, tem efeitos colaterais. Machuca.

Envelhecer não machuca. Envelhecer é manso, sereno. Envelhecer é uma apatia, um não-desempenho, um deixa prá lá, vamos ver o que acontece. O que acontece é que você fica mais velho e se considerando tão sábio quanto era atrás, anos que passaram iguais, sabedoria que não se renovou.

Crescer custa, demora, esfola, mas compensa. É uma vitória secreta, sem testemunhas. O adversário somos nós mesmos, e o prêmio é o tempo a nosso favor. Feliz Ano Novo".

A tod@s nossos colaboradores, parceiros, visitantes e amigos um renovado ano cheio de realizações e muita SAÚDE!!!



Escrito por Serviço Social e Saúde às 16h30
[] [envie esta mensagem
] []


 

 
[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]