In-Formação Continuada em Serviço Social e Saúde
   
 
 

  Histórico

Outros sites
 ENESSO
 CFESS
 ABEPSS
 CRESS 10ªR
 CRESS 11ªR
 CRESS 12ª R
 Ministério da Saúde
 Data SUS
 Blog Curso Serviço Social Unisinos




 

 
 

IV Congresso Paranaense de Assistentes Sociais

Entre os dias 12 a 15 de novembro de 2009 será realizado o IV Congresso Paranaense de Assistentes Sociais, em Curitiba.

O IV Congresso Paranaense de Assistentes Sociais se insere na agenda de atividades que historicamente o CRESS/PR vem realizando, com o compromisso de ampliar os debates da categoria em torno das demandas e desafios que envolvem os processos de formação e exercício profissional, bem como, oportunizar processos coletivos em torno da construção de estratégias para o fortalecimento das lutas sociais pela afirmação e ampliação de direitos.

No atual contexto brasileiro e latino-americano, permeado por contradições e desigualdades econômicas, políticas e sociais, a profissão defronta-se cotidianamente com um conjunto de desafios, que exigem da categoria posicionamentos e propostas que reafirmem princípios e iniciativas voltados para a defesa das políticas sociais universais, defesa intransigente dos direitos, e de ações estratégicas que contribuam para a construção de uma nova sociabilidade.

As lutas e conquistas do Serviço Social brasileiro, nestes mais de 70 anos de existência, nos colocam a tarefa política de ampliar nossas estratégias de enfrentamento à questão social, por meio da ampliação de sua compreensão nos processos de formação profissional, bem como na ampliação da apreensão de suas manifestações nos diversos espaços sócio ocupacionais onde se realiza o nosso exercício profissional. Estas ações se colocam no sentido de concretizar o nosso projeto ético político profissional.

Para que a tarefa de ampliar a concretude de nosso projeto profissional se realize, é preciso que façamos cotidianamente um processo de aprofundamento do conhecimento da realidade. Neste sentido, realizar um evento onde possamos socializar análises, práticas profissionais e ao mesmo tempo, debater os desafios postos a profissão são fundamentais.

Fonte: http://www.cpas2009.com.br/ 



Escrito por Serviço Social e Saúde às 23h06
[] [envie esta mensagem
] []


 

 

Art. 6º - São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. (Constituição Federal do Brasil -1988)

A Revista Sociedade em Debate – Universidade Católica de Pelotas - Mestrado em Política Social está recebendo artigos para sua próxima edição. Trata-se do volume 40, fascículo número 2/2009, que envolve a temática "Direitos Humanos, Direitos Sociais e Acesso à Justiça".

Além dos artigos para o dossiê, Sociedade em Debate também recebe, em fluxo contínuo, contribuições sobre temas diversos relacionados às Políticas Sociais e Serviço Social: artigos, notas de pesquisa e resenhas. Nesse sentido convido pesquisadores, professores e alunos do Serviço Social e áreas afins para encaminharem suas produções sobre o tema. Contando com sua cooperação, encaminhamos as Normas Editoriais, informando que o prazo para recebimento é 20 de novembro de 2009, e solicitamos a gentileza de divulgar esta chamada em sua unidade acadêmica.

Para maiores informações, contate através do endereço:

revista@phoenix.ucpel.tche.br

ou acesse:

http://antares.ucpel.tche.br/revista_soc_debate

Encaminhado por:

Assistente Social, Prof. Dra, Vera Maria Ribeiro Nogueira

Coordenadora Comissão Editorial

Revista Sociedade em Debate



Escrito por Serviço Social e Saúde às 22h41
[] [envie esta mensagem
] []


 

 

CIAD 2009

8º Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Assistência Domiciliar

 6 a 08 de novembro de 2009

Atenção Domiciliar: Fotografias.

O cuidado domiciliar “focado” na infância, maturidade e velhice.

 

 

O Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Assistência Domiciliar reúne profissionais da saúde com o objetivo de discutir e apresentar novas propostas envolvendo os cuidados domiciliares: da internação aos cuidados paliativos. O congresso é resultado da parceria do Núcleo de Assistência Domiciliar Interdisciplinar – NADI/HCFMUSP, Fundação Faculdade de Medicina – FFM e Instituto Racine. O CIAD 2009, realizado em São Paulo, apresenta como tema central “Atenção Domiciliar: Fotografias. O cuidado domiciliar ‘focado’ na infância, maturidade e velhice”.

A palavra fotografia, em sentido etimológico, significa escrita com a luz ou transcrita por meio da luz. No senso comum remete à idéia de imagem reproduzida, ora guardada ou mostrada como lembrança, ora revelada e exposta para não se perder... Para não se perder no tempo, no espaço, na história, tanto o objeto, imagem, sujeito ou instante fotografados quanto o sujeito observador/fotógrafo, seu autor.

Serviço Social e a Assistência Domiciliar

Por Assistente Social Letícia Andrade

A assistência domiciliar na área da saúde, hoje já se constitui como prática corrente e conhecida pelos profissionais da área. Em virtude da grande diversidade populacional brasileira, foram sendo construídas, também, diferentes formas de atuação visando atingir diferentes públicos e apresentando diversas propostas. Públicos diferentes, perfis diferenciados de pacientes, propostas também diversas das mais variadas instituições, constitui hoje o universo da assistência domiciliar. Universo este que demanda um conhecimento mais aprofundado para que a prática, hoje realizada com sucesso em um contexto possa ser reaplicada ou adaptada a outro que ainda não obteve resposta tão positiva.

A demanda apresentada atualmente é sempre crescente: pacientes idosos já incapacitados, pacientes crônicos que necessitam de cuidados em domicílio, crianças acamadas, pacientes em cuidados paliativos em fase terminal da doença e outros problemas que acometem a população necessitam sempre de uma resposta que se renova dia-a-dia e que por se renovar na própria prática nem sempre se consegue a uniformidade às vezes buscada.

É no intuito de entender as diferentes práticas já criadas, bem como a regulamentação hoje proposta, que organizamos este novo evento. Não há porque buscar uma uniformidade que “engesse” a prática, não há porque se discutir modelos a serem reaplicadas sem a adaptação necessária, mas há porque buscar padrões de qualidade, exigências mínimas para o bom funcionamento do serviço e excelente atendimento da população, há que se qualificar o que já é passível de quantificação.

O Serviço Social, hoje já inserido em diferentes contextos da assistência domiciliar, tem como foco primeiro o conhecimento do domicílio do paciente e de todas as variáveis aí inseridas: o espaço de convivência do paciente e família, os valores, costumes e formas de construir a vida neste espaço particular e sempre único; o cuidado aí proposto; a reorganização familiar perante o atendimento que se inicia, bem como o fator sócio-econômico que perpassa todo cotidiano familiar e de cuidados. Sendo assim, muitos desses pontos serão discutidos nas diferentes mesas propostas nesse evento e o assistente social terá a oportunidade de conhecer os diferentes enfoques daqueles que fazem dessa prática a sua rotina de trabalho.

Letícia Andrade

Divisão de Serviço Social Médico - Serviço de Geriatria

Núcleo de Assistência Domiciliar Interdisciplinar (NADI)

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

 

 

PROGRAMAÇÃO ESPECÍFICA NA ÁREA DO SERVIÇO SOCIAL

Dia 06 de novembro das 14 às 18h

Cuidar sob o olhar do Serviço Social: vendo muito além das aparências.

Cuidar: um legado familiar? Como as famílias se organizam ou não para esta necessidade.

Intervalo (15h45 às 16h15)

Cuidar: responsabilidade do Estado? Assistência Domiciliar como um recurso a ser discutido.

Sociodrama construtivista: parcerias e redes – equipe de saúde, cuidadores, família e paciente.

PALESTRANTES

Ivone Bianchini de Oliveira - Assistente Social - NADI-HCFMUSP

Mara Thereza Valente - Assistente Social e Psicóloga - ICHC-FMUSP

Maria Lúcia Martinelli - Assistente Social - PUC-SP

Maria Teresa Di Sessa P.Q. Ribeiro  - Assistente Social – HCFMUSP

Sandra Márcia Albuquerque  - Assistente Social - PAI – PMSP

Fonte: www.ciad.com.br

Programação Completa e Inscrições:

http://www.ciad.com.br/Conteudo/default.aspx?IdPortal=1&IdNavegacao=3



Escrito por Serviço Social e Saúde às 12h05
[] [envie esta mensagem
] []


 

 

OFICINA REGIONAL DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO DA ABEPSS - REGIONAL SUL I

Desafios do Estágio Supervisionado e da Pesquisa para a Formação e o Exercício Profissional e a Produção de Conhecimento no Serviço Social

Datas: 22 e 23 de Outubro de 2009

Local: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS.

Auditório- Prédio 15 -2° andar

Objetivos:

" Qualificar o debate sobre a formação profissional na Região Sul I através da articulação da Graduação e Pós- graduação e afirmação das Diretrizes Curriculares, apontando limites, possibilidades e desafios;

" Publicizar a discussão da Política Nacional de Estágio (PNE) construída entre as UFAs dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com referência no documento base da ABEPSS sobre a PNE;

" Elaborar uma proposta coletiva a partir dos textos socializados das UFAs do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, para ser encaminhada à Oficina Nacional da ABPESS;

" Publicizar o documento base da ABEPSS sobre Grupos Temáticos de Pesquisa no Pos- Graduação.

" Instaurar a discussão e a implantação do Fórum de Supervisores para os Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, articulando as experiências do Fórum de Supervisores do Estado do Paraná.

Inscrição e Programação - acesse:

http://www.pucrs.br/fss/ofabepss.html



Escrito por Serviço Social e Saúde às 23h22
[] [envie esta mensagem
] []


 

 
[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]